domingo, 25 de julho de 2010

Indie Rock, cafê e nada pra fazer

Ae galera,agora vai uma materia ae,sobre indie rock, uma coisa que muita gente já ouviu falar, e pouca gente conheçe e tals
Tive um dia muio bom , conversei com pessoas que eu queria conversar, fui feliz e já era :D

Indie rock (ou rock independente em inglês) é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras, porém o grande sucesso de algum desses grupos lançaram-nos diretamente para gravadoras de grande porte, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso de público e grande repercussão na mídia, sejam consideradas bandas alternativas.
Em relação aos temas há uma liberdade e variedade de assuntos cantados por bandas deste estilo, não se detectando nenhum assunto que seja mais cantado dentro deste estilo.
A grande explosão indie rocker, surgiu em meados da década de 90, na Inglaterra, quando bandas como Supergrass, Oasis, Blur e Placebo ganharam as paradas de sucesso em vários países, com essa popularização tais bandas foram consideradas também ícones do chamado Britpop.
No começo dos anos 2000 o sucesso da banda americana The Strokes colocou de novo no cenário a curiosidade a cerca das bandas "indie rock" e logo ganharam os holofotes dos meios de comunicação.
Atualmente várias bandas surgem e fazem sucesso entre os jovens da geração 2000: The Strokes, Arctic Monkeys, The Killers, Franz Ferdinand, The Raconteurs, Spoon, The Kooks, Bloc Party, Kaiser Chiefs e Muse são alguns nomes que representam o novo cenário da música indie.
                                           Sonic Youth: Banda classica de Indie Rock americano
 
No Reino Unido, as paradas musicais indie vêm sendo compiladas desde o início da década de 1980. Inicialmente ela tratava de bandas que emergiram do punk e outras formas alternativas do rock. Tais bandas eram caracterizadas meramente por lançarem álbuns por pequenas gravadoras, independente da cena musical em vigor. Apesar disso, o termo indie começou a ser associado com o estilo de rock alternativo baseado majoritariamente em guitarras que dominava a parada, particularmente artistas de indie pop como Aztec Camera e Orange Juice, o movimento C86 e os artistas da Sarah Records. As bandas que marcaram o estilo na década de 1980 foram The Smiths, the Stone Roses e The Jesus and Mary Chain, Happy Mondays, My Bloody Valentine que influenciaram diretamente os movimentos alternativos de rock da década de 1990 como o shoegaze e o britpop. De fato, é bastante comum para os britânicos denominarem qualquer forma alternativa de música como indie ao invés de alternativo.
Nos Estados Unidos, a música normalmente denominada indie rock descende da cena de rock alternativo influenciada pelo punk rock e hardcore da década de 1970 e início dos anos 1980. Nos anos 80 o termo indie rock foi particularmente associado à bandas com som forte e distorcido como Hüsker Dü, Dinosaur Jr., Pixies, Sonic Youth e Big Black.[1] Durante a primeira metade da década de 1990, o rock alternativo liderado por bandas do movimento grunge como Nirvana e Pearl Jam explodiram para o público geral, alcançando sucesso comercial. Logo após o gênero alternativo tornou-se comercializável, atraindo grandes gravadoras a investirem em formas pró-comerciais com um apelo conservador (retrô).

                                           Arctic Monkeys : otimo indie rock

Ae galera, espero ter esclarecido um pouco sobre indie rock , pra vocês, queria postar algo realmente feito por mim, só que to meio que sem ideias :S....esse conteudo foi retirado do wikipédia, sim , a enciclopedia livre ASKOAPSLALl....valeu :D
         

Um comentário:

  1. Legal seu post sobre indie rock, mas acho que não é so na música, uma vez ouvi falar que tem tbm cinema indie, com filmes alternativos.
    Gostei do seu blog, vou te seguir.
    se quiser, acesse o meu http;//artegrotesca.blogspot.com
    bjus

    ResponderExcluir

Comentee e seja feliz :D